PROANTAR

1º Grupo de Transporte de Tropa realiza Apoio Logístico ao Programa Antártico Brasileiro

Além da comitiva, o KC-390 Millennium transportou suprimentos e materiais de pesquisa em compromisso com o Tratado Antártico e com a cooperação internacional para a preservação e estudo da região
Publicada em: 26/02/2024 17:47
| Atualizada em: 26/02/2024 17:47
Imprimir
Fonte: 1º GTT
Edição: Agência Força Aérea

A aeronave KC-390 Millennium, da Força Aérea Brasileira (FAB), pilotada pelo Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1° GTT) – Esquadrão Zeus, realizou, no dia 19/02, apoio logístico ao Programa Antártico Brasileiro (PROANTAR), da Marinha do Brasil (MB). A aeronave decolou do Aeroporto Internacional de Pelotas (SBPK), no Rio Grande do Sul (RS), em direção ao Aeroporto Internacional Carlos Ibáñez del Campo (SCCI), em Punta Arenas, no Chile, dando início à missão no continente vizinho.

Após 04h30 de voo, a comitiva de pesquisadores, juntamente com os militares da Marinha e os tripulantes da FAB foram recebidos pelo Adido Aeronáutico do Chile, Coronel Aviador Luis Rosal Elices Neto, e pelos militares da Força Aérea Chilena (FACH).

O Comandante da aeronave, Major Aviador Fábio de Matos Ferreira, enfatizou a importância da missão realizada em apoio à Marinha do Brasil, demonstrando orgulho e satisfação em fazer parte de missão de tamanha magnitude, em prol do desenvolvimento científico. “Essa colaboração é exemplar entre a FAB, a Marinha do Brasil e o Aeroporto de Pelotas, reforça o compromisso do Brasil com a pesquisa científica e a preservação do meio ambiente na região antártica, contribuindo para a compreensão de fenômenos ambientais com repercussão nacional e global”, afirmou. 

Por fim, o Comandante do 1º GTT, Tenente-Coronel Aviador Bruno Américo Pereira, salientou que a realização da missão do Programa Antártico Brasileiro, com a aeronave KC-390, reforça o compromisso do país com o Tratado Antártico e com a cooperação internacional para a preservação e estudo da região. “A utilização do KC-390 Millennium em missões desse porte representa um avanço significativo na capacidade logística e operacional do Brasil na Antártica, apoiando a ciência, a presença estratégica e a segurança na região”, finalizou.

O PROANTAR, com mais de quatro décadas de existência, tem a FAB como um de seus parceiros, fornecendo apoio aerologístico no transporte de suprimentos e materiais de pesquisa. O programa conta com uma Estação de Apoio Logístico, localizada na Universidade Federal do Rio Grande - FURG, situada a pouco mais de 60 km de Pelotas, auxiliando no suporte aos navios polares que aportam neste importante município, sendo o último porto brasileiro no caminho para o continente branco.

Fotos: 1º GTT